Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

Incra e Ipam entregam CAR a assentados em Aveiro (PA)



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) concluíram os procedimentos relativos ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 41 lotes do Projeto de Assentamento (PA) Cristalino II, localizado no Município de Aveiro (PA).
O registro impresso do CAR, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do Estado do Pará, foi entregue no último dia (20) às famílias beneficiadas. A solenidade ocorreu na comunidade Bom Jesus, no PA Cristalino II. O superintendente do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro, e dois servidores – Rubens François e Marcelo Fernandes – representaram a autarquia. Técnicos do Ipam e gestores municipais de Aveiro também estiveram presentes.
A elaboração de CAR no PA Cristalino II foi viabilizada em razão de um acordo de cooperação técnica assinado entre o Incra e o Ipam, que está em vigência desde abril de 2012.
A parceria não prevê repasses financeiros, mas apenas a troca de informações e apoio institucional do Incra ao Ipam em ações de sustentabilidade. 1.300 CAR O trabalho do Ipam no PA Cristalino II é financiado pelo Fundo Amazônia e integra o projeto “Assentamentos Sustentáveis na Amazônia”, do qual também são beneficiárias famílias dos projetos de assentamento Moju I e II – municípios de Mojuí dos Campos e Placas -, e Bom Jardim, Município de Pacajá.
A meta do projeto é entregar 1.300 CAR nos três assentamentos.
As famílias do PA Cristalino II foram as primeiras a receber o documento. Edivan Carvalho, coordenador técnico do Ipam no Município de Itaituba, destaca que o recebimento do CAR abre ao assentado novas oportunidades, entre as quais, o acesso a créditos bancários e a legalização de atividades produtivas, como a criação de animais.

O CAR
É um cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. Os dados informados, como os limites da área e a cobertura florestal existente e a recuperar, são declaratórios. O CAR é a uma das ferramenta de adequação ambiental que auxilia no combate ao desmatamento ilegal e no monitoramento de áreas em restauração.
Informações: Assessoria de Comunicação Jornalista responsável: Luís Gustavo
Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará

0 comentários:

Postar um comentário